STICOM - Sistemas, T.I. e E-Commerce

FAQ e regras do contrato


No intuito de adaptar e melhorar negociações na área de T.I., a STICOM coloca aqui uma série de perguntas e respostas importantes para o esclarecimento de dúvidas.


1 – Onde a STICOM atende? Tem um escritório?

Não há escritório físico. É um home office na cidade de Ubatuba/SP! É empresa MEI e possui CNPJ: 14.962.452/0001-69. Porém, atende “in company” (na empresa do cliente). Desloca-se até o cliente como forma de agregar qualidade e reduzir custos operacionais inviáveis. Basta o cliente marcar uma visita e a empresa vai até o endereço marcado.

Atenção: a STICOM não recebe clientes no home office.


2 – Qual a formação do profissional (em T.I.) na STICOM?

O Prof. Wagner tem mais de 19 anos na área de Web Design. Atua no Brasil e no exterior como profissional de T.I. Já desenvolveu mais de 700 trabalhos. É Analista de Sistemas. Estuda constantemente e tem inúmeras formações FORA da área de T.I.. Clique aqui para ver mais.


3 – Como funciona o atendimento se o cliente estiver em outra cidade?

Simples. A STICOM atende via telefone, WhatsApp, por e-mail e vai até o cliente. Qualquer demanda é atendida de forma profissional. Nenhuma solicitação é ignorada.

A STICOM atende empresas em outras cidades, marcando reuniões presenciais, mediante acordo prévio. Existe um custo logístico de deslocamento que deverá ser acordado previamente.


4 – Afinal, quais as áreas de atuação?

São 3:

  • Gestão empresarial: consultoria e assessoria corporativa, cursos e workshops “in company”;
  • Educação: o Prof. Wagner leciona Física / Matemática no Anglo de Paraty (RJ) e ministra palestras na Associação Comercial de Ubatuba;
  • T.I. : desenvolvimento de sistemas, automação comercial, apps, sites e E-Commerce;

5 – A empresa STICOM só faz sites?

Desenvolve sites e, também, sistemas, aplicativos para mobile (Android), lojas (E-Commerce), desenvolve sistemas comerciais (automação) e oferece hospedagem de sites, desenvolvimento de logotipos, desenvolve identidade visual, arte para gráficas e vinhetas 3D.


6 – O que justifica o preço de um site ou sistema?

São vários motivos pelos quais existe uma determinada precificação. Abaixo, os motivos e justificamos:

  • A tecnologia muda constantemente: essa variável faz o profissional estudar inexoravelmente até conseguir suprir as necessidades dos clientes. E as mudanças exigem tempo e muita dedicação!
  • Estudos constantes: um profissional sério precisa estudar todo o tempo. Tem de investir em cursos e aperfeiçoamentos constantes, geralmente caros.
  • Empresas pagam impostos: uma empresa séria paga impostos, tem CNPJ e oferece nota fiscal.
  • Custos de desenvolvimento e implementação de  um sistema: apesar de uma empresa séria embutir no valor final os custos de customização e alterações dentro do período aquisitivo (prazo de contrato), há constantes renovações que justificam os preços alterados devido às inúmeras inconstâncias de um projeto.
  • Correções de preços acompanham a evolução do dinheiro no tempo: o dinheiro cresce ao longo do tempo. Isso quer dizer que ele é valorizado. Tal fato recorre sobre a cobrança de serviços e produtos. Então, a STICOM acompanha a valorização natural do dinheiro no tempo.
  • Clientes exigentes influenciam no preço final das novas gerações de serviços: clientes exigentes fazem negócio crescer. Cada vez que a STICOM realiza UPGRADE devido ao estudo constante, a tecnologia se apresenta melhorada. Portanto, mais valorizada!

7 – Quais as regras da empresa sobre desenvolvimento de sites e sistemas? Existe um contrato?

Sim, existe contrato. Bilateral, com assinatura de ambas as partes. E mais. As regras abaixo, vigoram desde 2015:


SOBRE PAGAMENTO E RENOVAÇÃO:

1 – O contrato da STICOM abrange  a data de fechamento de contrato e a data de pagamento da segunda parcela já estipulada. O prazo é de 30 dias para pagamento da última parcela. Ex.: o cliente fechou contrato no dia 01 de novembro de 2018 e paga a primeira parcela nessa data. DEVERÁ PAGAR o restante no dia 30 de novembro. A STICOM entregará o trabalho customizado antes dessa data. Se o cliente não pagar, o site será congelado. E poderá ser eliminado da base se o cliente não realizar o pagamento até o prazo concedido, perdendo seu investimento.

2 – Serão motivos de o site/sistema sair do ar: a falta de pagamento de hospedagem (trimestral, semestral ou anual) e o não pagamento da parcela final.

3 – O cliente deverá realizar o pagamento do % final (previamente acordado) em data previamente negociada. Caso não pague, o site sairá do ar até que seja regularizado o pagamento.

4 – Se o cliente desaparecer, não pagar e não entrar em contato durante o período aquisitivo (30 dias da vigência do contrato), o site sairá do ar. E para o cliente recuperar o site, deverá pagar taxa administrativa, além do débito que ficou aberto para renovação.

5 – Enquanto o cliente não pagar a primeira parcela acordada no contrato, o trabalho não terá início! Ficará valendo a data de pagamento como “start” dos trabalhos.


IMPORTANTE!


Sobre negociação de preços e ‘estratégias dos clientes para precificar’ os valores já praticados. A negociação começa com a declaração da STICOM sobre preços acordados. Exemplo: sobre o preço de um sistema, com valor ‘x’ e suas vantagens. O valor foi declarado pela empresa e este, sim, pode ser negociado.

O que não é aceitável e não é praticado pela empresa é, simplesmente, aceitar que o cliente comece a mencionar quanto vale o trabalho, quanto pode pagar e quanto tem disponível para pagar pelo serviço.

Portanto:

  • Não é aceita a precificação pelo cliente; Precificação é diferente de ‘negociação’, onde ‘negociar’ é ajustar vantagens para ambos as partes. Precificar é agir de forma unilateral, buscando benefícios unilaterais.
  • Não é negociado o preço ‘que pode ser pago pelo cliente’. Exemplo: “- Eu só posso pagar x valor”. Neste caso, a prestação de serviços será condizente com o valor x.
  • Sobre a estratégia do ‘amigo que também trabalha com T.I.’. Se houver oferta mais baixa, com mais recursos de concorrentes (mesmo que fictícios) e esta for usada como argumento para comparações no intuito de ganhar vantagem, opte pelo mais vantajoso. A dica aqui é para não perder tempo com tentativa de supervalorizar o trabalho e prazo do concorrente para baixar preços.
  • A STICOM negocia preços, pode e deve cobrir a concorrência, caso for vantajoso para ambos os lados.

SOBRE ALTERAÇÕES:

1 – Alterações extras deverão ser pagas ANTES de serem realizadas.

2 – O cliente tem de saber que solicitar alterações durante o período vigente de contrato, não elimina a responsabilidade de pagar a custa do site. Sendo que os 50% finais ou outro acordo deverão ser pagos na data estipulada.

3 – Qualquer exigência fora do acordado será cobrada!

4 – As exigências serão fielmente cumpridas.


SOBRE METODOLOGIA DE TRABALHO E FILOSOFIA:

1 – Não haverá início de prestação de serviços sem a concordância contratual, observada e assinada por ambas as partes.

2 – O trabalho da STICOM é altamente customizado. Ideal para clientes que desejam EXCLUSIVIDADE e ORIGINALIDADE, com CRIATIVIDADE. A STICOM oferece uma precificação baseada nas exigências dos clientes e não em conceitos estabelecidos localmente (exemplo de “pseudo-paradigma” QUE NÃO PRATICA: em São Paulo deve-se cobrar valores absurdos, como um sendo uma prática falsamente interpretada como fator de qualidade).

3 – A STICOM é uma empresa com CNPJ, associada à ACIU (Associação Comercial de Ubatuba), registrada no CRA-SP, com livros publicados e um histórico de sucesso. A empresa paga seus impostos e há custos fixos e variáveis. Há investimento em conhecimento e aprendizado constantes. Portanto, os preços estão sendo reavaliados constantemente. Há uma oferta consonante com o nível de demanda. Por isso há elasticidade natural de preços.

4 – O cliente não está pagando apenas pelo preço do serviço. Um valor oferecido tem os seguintes elementos em sua formação:

  • Estudo formal constante para oferecer sempre o serviço atualizado;
  • Tempo de experiência para resolver qualquer problema relacionado ao desenvolvimento;
  • Experiência comprovada, reputação e qualidade;
  • Suporte técnico e dedicação aos detalhes;
  • Atenção às necessidades dos clientes;

SOBRE PRAZOS DE ENTREGA:

1 – A STICOM assume a entrega na data estipulada, verificando exigências extras pelo cliente. O prazo pode aumentar por causa das exigências.


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Contato:

Telefones:

Fixo: (12) 3832-2098
Claro: (12) 9 9127-9211
Vivo SP (WhatsApp): (11) 9 9957-6164

E-mail: contato@sticom.com.br
CNPJ: 14.962.452/0001-69
Reg. profissional: CRA-SP: 128922

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