STICOM - Sistemas, T.I. e E-Commerce

Perguntas e Respostas Frequentes (FAQ)

STICOM é profissional. Ideal para sua empresa.


No intuito de adaptar e melhorar negociações na área de T.I., a STICOM coloca aqui uma série de perguntas e respostas importantes para o esclarecimento de dúvidas.


1 – Onde a STICOM atende? Tem um escritório?

Não há escritório físico. É um home office na cidade de Ubatuba/SP! É empresa MEI e possui CNPJ: 14.962.452/0001-69. Porém, atende “in company” (na empresa do cliente). Desloca-se até o cliente como forma de agregar qualidade e reduzir custos operacionais inviáveis. Basta o cliente marcar uma visita e a empresa vai até o endereço marcado.

Atenção: a STICOM não recebe clientes no home office.


2 – Qual a formação do profissional (em T.I.) na STICOM?

O Prof. Wagner tem mais de 18 anos na área de Web Design. Atua no Brasil e no exterior como profissional de T.I. Já desenvolveu mais de 700 trabalhos. É Analista de Sistemas e agora está estudando Engenharia de Software. Estuda constantemente e tem inúmeras formações FORA da área de T.I.. Clique aqui para ver mais.


3 – Como funciona o atendimento se o cliente estiver em outra cidade?

Simples. A STICOM atende via telefone, SKYPE, WhatsApp, por e-mail e vai até o cliente. Qualquer demanda é atendida de forma profissional. Nenhuma solicitação é ignorada.

A STICOM atende empresas em outras cidades, marcando reuniões presenciais, mediante acordo prévio. Existe um custo logístico de deslocamento que deverá ser acordado previamente.


4 – Afinal, quais as áreas de atuação?

São 3:

  • Gestão empresarial: consultoria e assessoria corporativa, cursos e workshops “in company”;
  • Educação: o Prof. Wagner leciona em universidades e em escola particular;
  • T.I. : desenvolvimento de sistemas, sites e E-Commerce;

5 – A empresa STICOM só faz sites?

Desenvolve sites e, também, sistemas, aplicativos para mobile (Android), lojas (E-Commerce) e oferece hospedagem de sites, desenvolvimento de logotipos, desenvolve identidade visual, arte para gráficas e vinhetas 3D.


6 – O que justifica o preço de um site ou sistema?

São vários motivos pelos quais existe uma determinada precificação. Abaixo, os motivos e justificamos:

  • A tecnologia muda constantemente: essa variável faz o profissional estudar inexoravelmente até conseguir suprir as necessidades dos clientes. E as mudanças exigem tempo e muita dedicação!
  • Estudos constantes: um profissional sério precisa estudar todo o tempo. Tem de investir em cursos e aperfeiçoamentos constantes, geralmente caros.
  • Empresas pagam impostos: uma empresa séria paga impostos, tem CNPJ e oferece nota fiscal.
  • Custos de desenvolvimento e implementação de  um sistema: apesar de uma empresa séria imbutir no valor final os custos de customização e alterações dentro do período aquisitivo (prazo de contrato), há constantes renovações que justificam os preços alterados devido às inúmeras inconstâncias de um projeto.
  • Correções de preços acompanham a evolução do dinheiro no tempo: o dinheiro cresce ao longo do tempo. Isso quer dizer que ele é valorizado. Tal fato recorre sobre a cobrança de serviços e produtos. Então, a STICOM acompanha a valorização natural do dinheiro no tempo.
  • Clientes exigentes influenciam no preço final das novas gerações de serviços: clientes exigentes fazem negócio crescer. Cada vez que a STICOM realiza UPGRADE devido ao estudo constante, a tecnologia se apresenta melhorada. Portanto, mais valorizada!

7 – Quais as regras da empresa sobre desenvolvimento de sites e sistemas? Existe um contrato?

Sim, existe contrato. Bilateral, com assinatura de ambas as partes. E mais. As regras abaixo, vigoraram a partir de 2015:

1 – O cliente deverá realizar o pagamento do % final (previamente acordado) em data previamente negociada. Caso não pague, o site sairá do ar até que seja regularizado o pagamento.

2 – Serão motivos de o site/sistema sair do ar: a falta de pagamento de hospedagem (trimestral, semestral ou anual) e o não pagamento da parcela final.

3 – O cliente tem de saber que solicitar alterações durante o período vigente de contrato não elimina a responsabilidade de pagar a custa do site. Sendo que os 50% finais ou outro acordo deverão ser pagos na data estipulada.

4 – Alterações extras deverão ser pagas ANTES de serem realizadas.

5 – A STICOM assume a entrega na data estipulada, verificando exigências extras pelo cliente. O prazo pode aumentar por causa das exigências.

6 – Qualquer exigência fora do acordado será cobrada!

7 – Se o cliente desaparecer, não pagar e não entrar em contato durante o período aquisitivo (30 dias da vigência do contrato), o site sairá do ar. E para o cliente recuperar o site, deverá pagar taxa administrativa, além do débito que ficou aberto para renovação.

8 – Não haverá início de prestação de serviços sem a concordância contratual, observada e assinada por ambas as partes.

9 – O trabalho da STICOM é altamente customizado. Ideal para clientes que desejam EXCLUSIVIDADE e ORIGINALIDADE, com CRIATIVIDADE. A STICOM oferece uma precificação baseada nas exigências dos clientes e não em conceitos estabelecidos localmente (exemplo de “pseudo-paradigma” QUE NÃO PRATICA: em São Paulo deve-se cobrar valores absurdos, como um sendo uma prática falsamente interpretada como fator de qualidade).

10 – A STICOM é uma empresa com CNPJ, associada à ACIU (Associação Comercial de Ubatuba), registrada no CRA-SP, com livros publicados e um histórico de sucesso. A empresa paga seus impostos e há custos fixos e variáveis. Há investimento em conhecimento e aprendizado constantes. Portanto, os preços estão sendo reavaliados constantemente. Há uma oferta consonante com o nível de demanda. Por isso há elasticidade natural de preços.

11 – Enquanto o cliente não pagar a primeira parcela acordada no contrato, o trabalho não terá início! Ficará valendo a data de pagamento como “start” dos trabalhos.

12 – A STICOM oferece nota fiscal e recibo!


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